Plebeu e xadrez (rs’)

04jun10

Me lembro bem. Quando eu era pequeno, meu irmão me ensinou a jogar xadrez pra perder. Ele adorava jogar e como eu era pequeno e passava a tarde toda em casa, lógico que eu era o alvo mais óbvio para jogar contra ele.
Assim eu aprendi a jogar, ou, assim eu aprendi a perder. Porque eu nunca ganhava, deer. Ainda mais, porque eu lembro que eu sempre imaginava histórias, tipo, um rei todo preocupado tentando arrumar uma maneira de não ser morto e de não perder seus súditos, mas os peões sempre eram corajosos e não se importavam em morrer, pois tinham certeza de que o rei iria triunfar. Imaginava a rainha, toda pomposa, sendo a mais perspicaz e correndo o tabuleiro todo, mesmo contra a vontade do rei, pois tinha visto alguma grande coisa a ser feita! E eu brisava nisso. (E brisei por muito tempo, até que um dia meu irmão arrumou um jogo de playstation de xadrez e acabou a graça, pois as peças já vinham em forma humana, então acabou com metade da magia da coisa).
Mas, foi assim que eu aprendi a jogar xadrez. Para perder.

Eu acho que é assim que tudo começa. A gente sempre começa alguma coisa sabendo que vai perder. Sorte que eu era criança demais pra desanimar e deixava minha imaginação comandar, mesmo nunca ganhando eu ria um bucado. Preciso lembrar de ser assim agora. É jogar pra perder mesmo, durante um tempo, para só depois aprender a ganhar. Porque aprender a perder é sempre mais dificil, por isso a gente precisa aprender isso antes. Ganhar é muito fácil, é bom. Perder não.
E nunca ganhei do meu irmão. Já ganhei do meu tio, já participei de campeonatos, tenho umas medalhas, uns troféus. Mas nunca ganhei do meu irmão.

Quando fiquei mais velho, descobri que nem todas as pessoas sabiam jogar, o que pra mim parecia impossível, já que era tão simples. Mas pra alguns parecia tão dificil e outros nem queriam aprender. Eu demorei pra entender que, algumas pessoas, simplesmente preferem não jogar.
Mas eu percebi que uma vez que você aprende a jogar, você nunca mais para. Mesmo que quase nunca jogue. Mesmo que por muito tempo, seja apenas pra perder. Você nunca para. Você aprende que os cavalos são os melhores pra defesa, mas se for contra um adversario desatento eles atacam muito bem. E que as pessoas tem tanto medo das torres, que os bispos conseguem passear por onde quiserem e aprende que nunca se deve subestimar um peão. E as vezes, alguma jogadas ensaiadas são realmente boas, mas quando tudo dá errado que a gente descobre quem realmente sabe jogar. E como disse meu irmão uma vez, enquanto jogavamos… ‘Certos sacrificios são necessários’. E as vezes, isso sempre faz todo sentido.

3 Responses to “Plebeu e xadrez (rs’)”

  1. 1 soalgumasletras

    Eu nunca sei o que dizer sobre teus textos.
    Eu sempre perdi pro meu irmão no xadrez, eu sempre quis ganhar dele pelomenos uma vez para finalmente dizer ‘ que o aluno supero o professor ‘ , mais em jogo nenhum eu ganho dele , nem em crash ¬’ , sou péssima e ele muito bom. Eu apesar de tudo sempre gostei de jogar , eu e meu irmão sempre fomos muito unidos e separados , era uma forma de ficarmos junto, então até que era legal perder.
    No xadrez, você sempre começa aprendendo que temos que salvar o rei , que os piões talves sejam um tipo de barreira , os cavalos sempre achei que fossem corajosos ( não pergunta porque , minha mente é fertil uú’.) , os bispos sempre foram aquele tipo de braço direito , e a rainha o sácrificio.
    É sacrificios são necessarios. Me fez pensar como sempre.
    Eu gostei !
    ♥’

  2. EU NÃO SEI JOGAR XADREZ!
    já tentei, de verdade, mas não sei, não importa contra quem eu jogue eu sempre vou perder, porque eu não sei jogar, mas na verdade isso nem me deixa triste.
    O que importa é saber que tu tentou sempre.

  3. É, também usei meu irmão para ter alguém pra jogar (e ganhar). Ele nunca ganhou de mim.
    Se pá é coisa de irmão mais velho… Enfim.
    Realmente, as vezes certos sacrifícios são necessários… O fóda é quando você percebe que foi em vão.


Deixe um comentário

